Verificação de autenticidade com apenas 1 click. Para jornais eletrônicos e redes sociais.
Uma Tecnologia Dedicada de ©DNA DOC
Chamamos de SafeNews uma notícia ou informação que transporta em si mesma a sua origem (autor), data e hora de geração. Ao clicar sobre a notícia é realizada a verificação nos servidores certificados e em poucos segundos o leitor recebe a resposta: se for autêntica são exibidos o nome do autor e/ou empresa, data e hora que foi gerada. Se não for autentica a resposta indica que a notícia é falsa ou sofreu adulterações.
"Toda informação sem a identificação de origem/autor não merece credibilidade. FakeNews é a denominação moderna do boato, da difamação, da mentira cujos autores se escondem no anonimato. O que a SafeNews possibilita é separar a informação identificada e responsável das informações anônimas."
Eduardo Bosco
Simples assim:
O sistema de verificação SafeNews utiliza somente a própria notícia para verificar sua integridade e autenticidade. Não é realizada qualquer tipo de comparação com outros arquivos. O arquivo de uma SafeNews é stand alone e pode ser da mesma forma verificado por qualquer servidor/computador de terceiros que tenham instalado o módulo de serviço de verificação.
O autor da notícia após combinar, a seu critério, textos, imagens e vídeos, grava a notícia como um arquivo eletrônico em qualquer formato definido pelo editor. Após a gravação o autor assina notícia com sua senha. Ao comando de transmitir/publicar é disparado um Token dinâmico o qual possibilita a segurança absoluta da transmissão. O Token gerado tem validade de 1 minuto.
Cada veículo de notícias eletrônicas (jornais/redes sociais/sites) escolherá a forma de verificação:
Uma notícia SafeNews pode ser verificada em qualquer servidor do mundo que instale o verificador. A notícia transporta em si sua identidade e autenticidade.
Mesmo que um autor receba uma nova chave, todas as notícias publicadas com a chave anterior permanecem com a segurança SafeNews aplicada.
Portanto, o que a troca por uma nova chave faz é tão somente inibir o uso da chave anterior para assinar novas notícias.
Os jornais poderão ter seu nome junto a assinatura do autor da notícia a seu critério: ao fazer o cadastro de autor SafeNews esta opção será oferecida.
Hackers poderiam, em tese, ter êxito na invasão dos servidores dos jornais e mudarem o link de verificação.
Toda transmissão de notícia do autor para o servidor usa um Token automático:
O sistema SafeNews não possui banco de dados de notícias para poder fazer comparações. As notícias são stand alone e ficam armazenadas nos computadores dos autores. Na verdade, não importa o que tenha sido modificado. O valor da SafeNews é justamente identificar se houve uma adulteração ou se não houve. Quando NÃO tiver sofrido adulteração é feita a revelação do autor, data e hora da edição da notícia.
Alguns pontos que merecem atenção:
1) Através de uma função do menu/popup ao toque.
2) Por simples clique na notícia.
3) Fazendo o download da notícia e verificando no site da SafeNews.
Somente os autores das notícias pagarão pelo serviço de autenticação.
A verificação é gratuita e ilimitada.
Não. A única exigência que fazemos é que o nome do arquivo que contém a notícia não seja alterado. Uma das partes da chave de segurança está incluída no nome do arquivo.
Veja a razão pela qual uma notícia segura só pode ser verificada como arquivo e não com palavras soltas:
Por não fazer o armazenamento de notícias, o sistema SafeNews democratiza a informação. A notícia por si só traz a capacidade de se revelar autêntica ou falsa. Com o SafeNews, finalmente conseguiremos erradicar as Fake News.